Autor: Jason Reynolds
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Nota: 4/5
Will perdeu o irmão para a violência. Agora, precisa enfrentar sua realidade e descobrir se a vingança é capaz de aplacar sua dor
Aos 15 anos, Will conhece intimamente a violência. Ela está à espreita no dia a dia de seu bairro, nos avisos para que não volte tarde para casa, nos sussurros dos vizinhos sobre mais uma pessoa que foi morta. Dessa vez, os sussurros são sobre seu irmão mais velho. Shawn foi assassinado na rua onde a família mora.
Contado do ponto de vista de Will, Daqui pra baixo é uma narrativa ágil que se passa em pouco mais de um minuto — o tempo que o elevador do prédio leva para chegar ao térreo. Esse é o tempo que Will tem para descobrir se vai seguir as regras de sua comunidade ou se é possível não perpetuar o ciclo de violência.
A regra número 1 é não chorar. A número 2, nunca dedurar alguém. A terceira, a crucial: se fazem algo com você ou com os seus, é preciso se vingar. A curta trajetória do elevador é ritmada pelas paradas em cada andar e por aqueles que aos poucos ocupam a cabine e os pensamentos de Will. Cada rosto tem uma história de vida e de morte. Will, em questão de segundos, vai definir a dele.
Esse livro é bem rápido de ser lido, pois tem uma diagramação diferente que faz com que a história seja contada de maneira mais rápida. Mas nem por isso tira o efeito grandioso que esse livro causa.
O irmão de Will foi assassinado e na área onde ele mora quem manda são As Regras:
N°2 - Não dedurar;
N°3 - Se vingar.
É um livro para te deixar pensando bastante. Me fez pensar sobre o que aconteceu, se Will devia fazer isso ou não e também me fez perceber as circunstâncias que levaram a acontecer o que aconteceu. É um livro bem intenso, apesar de rápido.
Recomendo demais a leitura! Mas deixo avisado que é um livro com final aberto, fica mais para nossa interpretação. E eu tenho a minha bem certa na cabeça e é aquela que eu acho mais válida e cabível dentro do contexto. Mas pode ser que outras pessoas interpretem de outra maneira! Portanto, leiam e apreciem esse livro!

Nenhum comentário:
Postar um comentário